segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

2008: o ano em que Amy Winehouse tentou virar mito junkie


Se o propósito de Amy Winehouse é morrer jovem como Jim Morrison, Kurt Cobain e Janis Joplin, não foi em 2008 que ela conseguiu. Não que a cantora não tenha tentado. Durante o ano, o mundo viu o colapso de uma das mais talentosas cantoras de sua geração. Escândalos com drogas, brigas, imagens decadentes, rehabs e recaídas. Confira os altos e baixos – ou seriam baixos e baixos? – de Amy em 2008.


Ano novo, vida nova... Será?


A cantora iniciou o ano aparentemente tentando mudar. Apareceu de cabelos loiros e disse em entrevista que queria se mudar de Londres. A intenção era fugir da cidade para fugir das drogas. Mas nem o cabelo nem a promessa de mudar de casa seguiram adiante. Amy voltou a ser morena e destruiu o quarto do hotel onde estava hospedada.


De boas lembranças dos meses de janeiro e fevereiro, Amy terá apenas o Grammy. Vencedora de cinco das seis categorias para a qual foi indicada, ela se consagrou como a grande estrela da noite, mesmo via satélite. “Quero agradecer a meus pais e a meu Blake enclausurado”, disse a cantora, de Londres, sobre o marido preso, o músico Blake Fielder-Civil.


Selinho em Pete Doherty e mais vídeos polêmicos


Com previsão de lançamento para o fim do ano, o terceiro álbum de Amy, que seria gravado em abril, foi cancelado. A participação na trilha sonora de "007 - Quantum of Solace" também foi por água abaixo. A cantora seguiu nadando em escândalos, ao aparecer em mais um vídeo usando drogas na casa de Pete Doherty. O músico, seu mais novo “melhor amigo”, estaria tão grudado com a cantora que mereceu até um selinho.


Em junho, um novo vídeo polêmico de Amy pipocou na internet. A cantora apareceu ao lado de uma amiga cantando uma música de cunho racista. A época, aliás, foi bastante agitada para Amy: no mesmo mês, ela agrediu um fã no festival de Glastonbury, sofreu um enfisema pulmonar e viu Blake ser considerado culpado no caso de agressão a um dono de bar.


Toda nora tem uma sogra que é uma fera...


Em julho, com o pai na jogada, Amy foi colocada em prisão domiciliar para se livrar das drogas. Mas na primeira noite de liberdade, fugiu para encontrar uma amiga e levou apalpada de uma fã. A cantora não se pronunciou sobre o escândalo das cartas eróticas que Blake estaria trocando com uma detenta na prisão.


O afastamento afetivo entre Amy e Blake deixou a sogra da cantora feliz. Georgette Civil, mãe do músico, disse em entrevista que queria ver a nora na cadeia. O motivo? Para curá-la das drogas. Com uma sogra dessas, Amy não precisa de inimigos. Saúde debilitada por duas overdoses


Saúde debilitada por duas overdoses


Cada vez mais magra, com os dentes caindo, unhas sujas e pele deteriorada, Amy Winehouse continuou em agosto seu caminho para a autodestruição. Descobriu-se que o enfisema pulmonar no mês anterior era na verdade a segunda overdose de sua vida. Ela passou 36 horas usando maconha e crystal meth, o que pode lhe causar danos cerebrais, segundo médicos.


Mas isso não assustou a diva. Em setembro, foi divulgado que Amy estaria fazendo algodão-doce de cocaína. Em um acesso descontrolado, ela também teria apontado uma faca para o próprio peito, dizendo que não fazia sentido viver. As atitudes levaram até a Cientologia, seita de Tom Cruise e outros famosos, a fazer uma campanha para salvar Amy.

Blake livre, rehab e recaída


Novembro chegou com a liberdade de Blake, que foi levado da prisão a uma clínica de reabilitação. O músico fez um mea-culpa dizendo-se responsável pelo vício de Amy, já que ele a teria apresentado ao crack e à heroína. A esta altura, ela estava internada no hospital para um rehab e teria ficado 10 dias limpa. O casamento dos dois parecia ter chegado ao fim, mas um encontro regado a sexo e drogas no próprio hospital pôs em dúvida se o casal iria mesmo se separar.


Em dezembro, porém, os tablóides anunciaram que Blake e Amy não só iriam se divorciar como o músico pediria R$ 3 milhões da ex. Blake nega, só quer a separação – talvez para assumir seu romance com a modelo alemã Sophie Schandorff. Reprovado no teste anti-drogas da clínica onde estava internado, ele voltou para a prisão. Amy, por sua vez, segue sendo notícia com suas fugas do rehab para bebedeiras. O CD anunciado para o fim do ano ainda não tem data para começar a ser gravado.

Nenhum comentário: