segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pai de Amy diz que ela tem enfisema pulmonar


A cantora de soul Amy Winehouse Soul, de 24 anos, está com enfisema, uma doença pulmonar, e seus médicos a alertaram que se continuar a usar drogas vai morrer dessa enfermidade, disse o pai dela, Mitch Winehouse, em uma entrevista no domingo.

Mitch Winehouse afirmou que a doença, que é incurável e provoca dificuldades respiratórias, foi diagnosticada quando sua filha passou por vários exames em um hospital.

"Os médicos lhe disseram que se voltar a fumar drogas isso não apenas vai arruinar sua voz, mas irá matá-la", disse ele na entrevista ao jornal Sunday Mirror. "Os médicos disseram que se ela continuasse no caminho que estava seguindo se tornaria uma inválida, não teria condições de respirar."

Ele acrescentou: "Ela tem enfisema. Está no estágio inicial, mas eles apresentaram um quadro muito claro de que, se tivesse continuado assim por mais um mês, estaria sentada como uma pessoa velha, usando uma máscara no rosto e se esforçando para conseguir respirar. Por fumar crack e cigarros, os pulmões dela ficaram sujos. Há nódulos em volta do peito e marcas negras. Ela tem 70 por cento da capacidade pulmonar."

O pai da cantora disse ainda que um raio de esperança surgiu depois que ela passou um período no hospital na semana passada e reiniciou o tratamento contra a dependência de drogas, que já era um fato bastante divulgado pela mídia.

"Se ela não voltar a usar drogas, então ela pode levar esta vida magnífica", disse ele. "Estamos rezando para que isso seja o que Amy realmente quer. Ela parece decidida." Ele pediu que os traficantes de drogas a ajudem a recuperar-se, recusando-se a supri-la de crack.

Mitch Winehouse acrescentou que não há nenhum impedimento médico para que ela se apresente no próximo fim de semana no Glastonbury Festival. Em outras ocasiões, o trabalho a ajudou a ficar longe das drogas.

"Se ela não tivesse feito os recentes shows em Moscou e Portugal, poderia estar morta agora", disse ele. "Ela se abstém de drogas e regula o uso delas quando tem de fazer um show."
Winehouse ganhou cinco prêmios Grammy em fevereiro e obteve sucesso de vendas com seu álbum "Back to Black".

Nenhum comentário: